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Como conquistar novas parcerias para os negócios

By Marketing | 15 de dezembro de 2015 | Comercial

como conquistar novas parcerias de negócios?

Google, Apple, Intel. Toda grande marca que você imaginar tem algum tipo de parceiro comercial. E não é à toa. Capaz de ajudar na estratégia da marca, na redução de custos e ainda gerar benefícios mútuos, esse tipo de relação é, muitas das vezes, um dos fatores responsáveis pelo sucesso comercial de uma empresa. Mas como conquistar novas parcerias de negócios? Quais tipos de parceria são os mais interessantes? São esses os temas que abordaremos no post de hoje. Confira!

Os stakeholders

Um dos tipos de parceria mais conhecidos é aquele que envolve a participação de stakeholders — públicos interessados em desenvolver projetos direta ou indiretamente para uma empresa.

Aqui se encontram, por exemplo, os freelancers, os profissionais que muitas das vezes desenvolvem algum tipo de trabalho temporário para aquela marca e que, em diversos casos, acabam se tornando parceiros dela em outros projetos parecidos.

Das maneiras mais conhecidas de se encontrar stakeholders, podemos destacar o networking e até a presença em eventos empresariais (que também são excelentes momentos para fidelizar clientes) e grupos de redes sociais como Facebook e LinkedIn.

As famosas joint ventures

Outra forma bem conhecida de parceria é a joint venture: um modelo no qual 2 ou mais empresas se unem em busca de explorar algum tipo de negócio temporária ou permanentemente.

Esse modelo pode ser estabelecido de 3 maneiras diferentes:

  1. Constituição de uma nova empresa: como é o caso da News Corp, uma empresa norte-americana de mídia formada pela FOX, ABC e NBC, sendo que cada uma delas entrou como sócia da News Corp;
  2. Fusão: como foi o caso da Kraft e Heinz;
  3. Parceria comercial: como é o caso da Intel, que fornece peças para a famosa empresa de computadores Apple.

Por ser um modelo maior de parceria, esse tipo é conquistado normalmente quando ambas as empresas podem se unir em busca de explorar um novo segmento ou quando as marcas têm o mesmo peso no mesmo mercado. E tudo isso só é possível através de um bom networking e indicações de pessoas de confiança e da própria área.

A missão e a estratégia

Um bom motivo para apostar as fichas em modelos de parcerias é o fato delas poderem ajudar uma empresa a alcançar a sua missão, o objetivo de sua existência, através de novas e arrojadas estratégias. Algo que, sem ajuda, muitas vezes se torna mais demorado e difícil.

Parcerias: as novas competências

É bastante interessante pensar em criar parcerias em busca de adquirir novas competências para o seu negócio. Não é raro encontrar empresas que só não investem em um determinado setor por não ter uma equipe capaz de lidar com ele — algo que pode ser facilmente resolvido através de um parceiro.

Por serem capazes de melhorar os resultados de uma empresa e até colocá-la em um novo segmento de mercado, as novas parcerias são sempre bem-vistas tanto por pequenas como grandes empresas. Portanto, não tenha medo de se unir à outra marca e encontre agora mesmo aquele que pode ser o seu diferencial de mercado.

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