Warning: Illegal string offset 'url' in /home/storage/6/23/38/smartalk/public_html/wp-content/themes/smartalk/header.php on line 54
BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



JUN 26

Vídeo para empresa: 10 dicas para conseguir bons resultados

By Marketing | 26 de junho de 2018 | Dicas

video para empresa

Vídeo para empresa: é possível fazer um que não fique chato e entediante? É só falar em vídeo comercial ou institucional que vem à mente de quase todo mundo um material que não entraria na lista de imagens mais atrativas do mundo.

Mas é perfeitamente possível usar essa mídia para obter resultados incríveis e que verdadeiramente atraiam seu público e, mais do que isso, deixem quem assiste com desejo de saber mais sobre sua marca, produto ou serviço.

Reunimos neste artigo algumas dicas para conseguir fazer vídeos institucionais cada vez melhores.

Não faça vídeos institucionais chatos

Um problema comum em a quase todo vídeo para empresa é que boa parte deles é exaustiva: muita informação em pouco tempo ou pouca informação em tempo demais.

De certa forma, é como se após assistir um vídeo para empresa a gente se sentisse como quem sabe menos ainda sobre a empresa que acabou de conhecer.

Abordar a informação da maneira certa é a chave para conseguir fazer um vídeo que se destaque.

Você tem milhares de ideias para não fazer um vídeo maçante. Tente reunir uma equipe de criativos e ouvir todo tipo de ideia antes de começar o desenvolvimento de seu próximo vídeo. Talvez as ideias que sua equipe atual tenha conseguido desenvolver até então estejam engessadas.

É bom ouvir a opinião de outros departamentos antes de tomar decisões criativas, pois podemos ter uma diferente perspectiva de nosso negócio. Para criar seu novo vídeo para empresa e garantir que ele será um sucesso, tente ouvir melhor seu time!

Compartilhe a rotina de sua empresa

Tente mostrar no seu próximo vídeo por que sua equipe adora trabalhar na sua empresa, por exemplo. Isso inspira a confiança de parceiros, que conseguem perceber que seu ambiente profissional é criativo e cheio de pessoas incríveis, e incentiva novos talentos a enviarem seus currículos para o seu banco de profissionais.

Todo mundo que trabalhar em uma empresa com uma cultura incrível e deixar isso as claras nos seus vídeos institucionais pode ser a chave para criar conteúdo emocionante e com alto poder de engajamento.

Gostamos de compartilhar boas histórias. Faça com que as pessoas conheçam as melhores que aconteceram no seu ambiente de trabalho!

Adapte sua linguagem para o vídeo

Procure fazer conteúdo que fale com as pessoas em sua língua. Ou seja, se sua empresa atende outros mercados além do brasileiro, é interessante mostrar que esse atendimento é feito na língua dos clientes e de forma personalizada.

Histórias de sucesso e parcerias entre sua empresa e clientes de longa data conquistam por nos darem vontade de fazer parte dessa história também. Se conseguir transmitir esse tipo de sentimento, que vai além do bom e velho “o que somos, o que fazemos e onde estamos” que se está acostumado a ver nesse tipo de conteúdo.

vídeo para empresa

Conheça seu público

Tenha isso em mente, pois o passo mais importante é aquele em que as pessoas mais tropeçam. Um vídeo eficiente deve ser construído com base no público que o assistirá. Você deve saber a faixa de idade, o sexo, a profissão e os interesses dos seus espectadores, caso contrário, o vídeo poderá ter o melhor conteúdo, mas desinteressará quem o assiste.

Além disso, saiba que o seu cliente precisa de um material diferente daquele que é apresentado para os funcionários da sua empresa. Para o primeiro, você deve fazer um vídeo com um viés persuasivo, ao passo que, para o segundo, o ideal é um vídeo explicativo.

Seja objetivo

Não há nada mais entendiante do que assistir a um vídeo que repete a mesma informação várias vezes ou a um vídeo que demora para chegar ao ponto principal. Com o tempo, o seu público perderá a atenção e não absorverá as informações principais. A dica é deixar a sua mensagem clara desde o início, com frases assertivas e claras.

Não perca tempo explicando demais coisas simples. Tenha em mente que o cliente terá capacidade de inferência e, se a dúvida realmente persistir, ele irá procurá-lo. Transmita as informações essenciais e não se perca nos pormenores!

Faça um roteiro

Nem mesmo os melhores atores e os melhores humoristas contam somente com a improvisação. Então, não caia no erro de “deixar fluir naturalmente”.

Lógico, a improvisação é um dom importantíssimo, porém ele não é essencial e não se deve contar somente com ele. Um roteiro bem programado dá a noção do tempo a ser gasto.

Além disso, você poderá revisá-lo para conferir se há alguma informação faltando ou se há alguma incoerência. A produção do vídeo também ficará mais rápida e menos sujeita a erros.

Use um título chamativo

O cérebro humano foi desenvolvido para fazer julgamentos rápidos a respeito de qualquer situação. Foi assim que nós, apesar de mais fracos, tivemos vantagens evolutivas sobre os outros animais.

Portanto, faça o espectador querer assistir ao seu vídeo logo no título. Pense bem, você prefere assistir ao vídeo “Como enriquecer em 12 meses?” ou ao vídeo “Investimentos rentáveis a médio prazo”?

Cause impacto

Agora é o momento de você mostrar o seu “poder” por meio da apresentação. Por isso, não economize!

Utilize um equipamento profissional. Os seus clientes não te respeitarão se o seu vídeo for amador. Eles irão julgá-lo e se perguntar: “se o produto ou o serviço é tão bom, por que ele ainda não conseguiu verba para fazer um vídeo profissional?”.

Se puder, acrescente outros tipos de recursos no vídeo. As animações, por exemplo, são uma excelente ideia. Elas dão a impressão de que o seu produto é diferenciado. Invista também em uma trilha sonora que controle o humor do ambiente, o que, certamente, convencerá o seu público mais facilmente.

Conte uma história

Você se lembra mais facilmente do enredo de um filme ou de o conteúdo de uma palestra técnica? Provavelmente, da primeira opção.

Por quê? Uma história provoca emoções; dados puros, na maioria das vezes, não.

O cérebro compreende melhor as informações quando elas são dadas em uma sequência temporal, em que um fato desencadeia outro, ao invés de simplesmente uma listagem de fatos e dados. Assim, em vez de dizer ao cliente que seu serviço ou marca é melhor por causa de X motivos, conte a história dos X impactos que seu produto causou em um consumidor. Dessa forma, ficará mais fácil do seu público guardar as informações e se sentirem compelidos a comprar.

Compartilhe suas experiências

Se conseguir criar um vídeo em primeira pessoa, essa pode ser uma ótima ideia. Para fornecedores, parceiros e clientes, pode ser interessante conhecer um pouco melhor sobre como sua empresa faz as coisas.

Ter uma ideia de como é o dia a dia, da produção a distribuição, e conhecer alguns de seus profissionais faz toda a diferença na hora de fechar negócio.

Queremos trabalhar com pessoas competentes e que inspiram confiança. Quando for fazer o roteiro de seus vídeos institucionais, tente se colocar no lugar de quem verá aquele conteúdo.

Dica extra: chame para a ação

Lembre-se que você não criou toda uma apresentação sem um objetivo, sem uma ação que queira incentivar no público. No “Call to action” (CTA), convide o seu espectador a engajar no seu objetivo.

Por exemplo, caso esteja criando um vídeo para um grupo de investidores, no final, convide-o a investir. O segredo é fazer uma pergunta para gerar uma reflexão e, logo após, chamá-lo imperativamente para uma ação. Por exemplo, “gostaria de ter uma alta taxa de retorno? Invista em nossa startup!”

Percebeu como a tarefa de criar um vídeo não é tão simples quanto parece? Ele passa informações que não aquelas ditas diretamente. Um material amador, por exemplo, pode indicar falta de verba e de preparo ou, até mesmo, desleixo, enquanto um vídeo profissional demonstra que a sua empresa não tem medo de investir no seu produto.

O segredo de um vídeo para empresa matador

Pense novamente no que gostaria de ver no no seu vídeo para empresa e tente mostrar de onde surgem as boas ideias. 

Não existe uma fórmula mágica de fazer os vídeos perfeitos. É preciso encontrar o que há de único na história do seu negócio e na experiência adquirida através dos anos.

Um bom vídeo para empresa consegue transmitir tudo que seu negócio representa em poucos minutos e é uma poderosa ferramenta de divulgação.

Atualmente, muitas empresas cometem o equívoco de achar que, para criar um vídeo para uma apresentação, basta ter qualquer câmera (até mesmo a de um celular ou a webcam do notebook) e sair falando espontaneamente. Não poderiam estar mais errados!

O vídeo deve ser minunciosamente preparado, pois é ele que vai exercer grande parte do papel de convencer o cliente ou o investidor. Ele é a imagem da sua empresa e transmitirá essa informação.

Logo, se for feito com desleixo e improvisado, os seus investidores pensarão o mesmo do seu produto, do seu empreendimento e da sua marca.

Está em dúvida de como usar vídeos em apresentações? Deixe seu comentário!