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JAN 27

Utilize o storytelling na comunicação interna da sua empresa: saiba como!

By Marketing | 27 de janeiro de 2015 | Storytelling

O storytelling é a nova tendência da comunicação. Grandes marcas e empresas já entraram na onda e estão usando esta, que é uma ótima ferramenta, criada junto das linguagens mais antigas do mundo e é uma das formas mais eficientes de se transmitir uma mensagem. E o melhor: você pode usar a técnica do storytelling em qualquer comunicação, inclusive dentro da sua empresa.

Mas como usar o storytelling de forma eficiente na comunicação empresarial? O que a técnica vai garantir para suas campanhas internas? Como implementar? Nós vamos responder a todas estas pergunta agora e ajudar você a usar o storytelling a favor da sua empresa. Confira!

O que é o storytelling?

Basicamente é o ato de contar uma história. Antigamente era usada para transmitir conhecimento entre gerações. As pessoas se reuniam em um lugar público para ouvir história heroicas de quem conquistou uma nova terra ou matou um grande leão. Estas histórias sempre terminavam com uma lição de moral que ensinava algo para as pessoas, além de engajá-las através de uma jornada que mexe com a emoção e causa transformações tanto no personagem quanto em quem ouve a história.

Na comunicação, o storytelling funciona da mesma maneira. Ele conta uma história, mas de uma forma mais envolvente, garantindo o foco do leitor na sua mensagem. O storytelling cria uma linha narrativa que causa uma conexão pessoal e emocional que leva o leitor a compartilhar desejos, anseios e ações com a própria marca. Imagine sua marca como um personagem de uma grande história. As pessoas se identificam com o personagem, torcem por ele, riem e se emocionam com ele. Este tipo de conexão é muito mais forte do que qualquer frase em um anúncio que você pode criar.

Como colocar o storytelling na comunicação da sua empresa?

Parece uma tarefa difícil, mas não é. Basta reconstruir a forma como você se comunica com seus funcionários. Ao invés de simplesmente soltar chamadas diretas, se paute pelas histórias mais comuns que engajam, por exemplo, no cinema. Todo mundo já conhece a história da jornada do herói: o personagem leva uma vida normal, é chamado para a aventura, encontra um problema a ser resolvido, enfrenta sérios obstáculos para alcançar seu objetivo, supera os desafios e vive feliz para sempre.

Este tipo de narrativa pode ser usado na sua empresa. Substitua o personagem pela sua marca e defina um desafio, por exemplo, superar as vendas do mês anterior. Com esta pauta, você pode criar uma comunicação mais envolvente, que chamem seus funcionários para a aventura, mais do que para uma superação de metas.

Algumas dicas para o storytelling da sua empresa

Estes tipos de narrativas são eficientes, mas existem outras dicas que podem ajudar você a usar a técnica do storytelling na sua empresa. São detalhes que vão tornar sua mensagem ainda mais envolvente e eficaz.

1) Mostre, não apenas conte

Ao invés de apenas descrever algo, mostre. Use imagens, vídeos e todos os recursos visuais possíveis para alimentar a imaginação de quem lê sua comunicação. Quanto mais multimídia seu conteúdo, mais envolvente ele será.

2) Use a narrativa ao invés da informação técnica

Se você precisa comunicar uma informação técnica da sua empresa, tente contá-la dentro do dia a dia de seus funcionários. Por exemplo, para avisá-los que a reunião de pauta da semana terá que ser mais rápida. Ao invés de simplesmente dizer, fale algo como “Você acaba de ganhar 1 hora na sua semana para você. Nossa reunião de pauta será mais curta esta semana”. Ou então humanize sua marca dizendo “Nossa empresa está ansiosa para planejar a festa de final de ano, por isso nossa reunião semanal será mais rápida”. Dê ações humanas à sua marca.

3) Tenha repertório

Para construir um storytelling é preciso conhecer grandes história. Então busque inspiração em marcas que já usam o storytelling e coloque em prática dentro da sua empresa. Se quiser, você pode buscar inspiração também em grandes livros ou filmes. Estes dois tipos de produções são ricos em construir as mais diferentes histórias.

E então, pronto para aplicar o storytelling de maneira acertada na sua empresa? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

 

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