BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



JUN 25

Como o treinamento de equipe aumenta a produtividade no trabalho

By Marketing | 25 de junho de 2018 | recursos humanos

treinamento de equipe

Como tornar funcionários mais produtivos? Muitos especialistas recomendam treinamento de equipe. Produtividade é combustível para o sucesso de qualquer organização e, por isso, uma consideração importante para todos os negócios.

De acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS), produtividade dos funcionários é uma avaliação da eficiência de um trabalhador ou grupo de trabalhadores. Ela pode ser avaliada em termos da produção de um empregado durante um período específico de tempo.

Ainda segundo o BLS, os americanos gastam 8,8 horas por dia no local de trabalho. Mas a pergunta que não quer calar é: essas horas são produtivas? A pesquisa aponta justamente que o treinamento de equipe é uma das formas de manter os funcionários produtivos.

Impacto do treinamento de equipe

Não saber o que fazer deixa o funcionário perdido, confuso e frustrado ao mesmo tempo. Isso porque é importante para o ele entender o que será esperado de seu trabalho e o treinamento de equipe confere essa segurança.

Treinar é ainda uma maneira de engajar os funcionários em seus empregos, valorizando seus pontos fortes. Assim, cria-se uma cultura que promove alto desempenho e maior produtividade. Dados da Gallup mostram que equipes que se concentram em pontos fortes diariamente têm produtividade 12,5% maior.

Outro estudo, dessa vez feito pelo Centro Nacional de Qualidade Educacional da Força de Trabalho (EQW) dos EUA, apontou que um aumento de 10% nos níveis de educação da força de trabalho eleva, em média, 8,6% na produtividade total. Já o aumento de 10% no valor dos equipamentos só ampla a produtividade em 3,4%.

6 formas de treinamento para aumentar a produtividade

1) Inspire novos funcionários

Ter um time alinhado e bem engajado agrega produtividade em longo prazo. E é na formação de novos funcionários que uma empresa deve aproveitar para passar uma boa noção das expectativas de negócio e emprego. Para todos os funcionários, o domínio do conhecimento e das habilidades para o trabalho aumenta satisfação e confiança e, consequentemente, a produtividade.

2) Fortaleça velhas habilidades

O treinamento contínuo dos funcionários ajuda a cultivar talentos dentro de sua empresa. Ao promover um novo treinamento de equipe, trabalhando habilidades que ela já tem,   habilidades atuais, você pode aumentar a produtividade evitando pequenos erros básicos. Isso também pode dar nova vida a tarefas antigas. Além disso, a reciclagem de funcionários atuais é menos dispendiosa do que a contratação de novos.

3) Permita que seu funcionário desenvolva novas habilidades

Ao ensinar aos funcionários novas habilidades, você pode dar a eles um novo sentido de propósito. Essa postura também permite que eles saibam que a organização está disposta e capaz de evoluir – e até mesmo oferecer oportunidades de avanço.

time de vendas que sabe se apresentar

4) Aumenta os níveis de confiança

Os itens mencionados anteriormente interferem diretamente nesse aspecto. Aprender e manter habilidades pode aumentar a confiança dos funcionários, assim como dar a eles novas atribuições e mais conhecimento. Com maior confiança, eles terão um maior senso de valor e entusiasmo no trabalho. Isso geralmente se traduz em aumento de produtividade.

5) Tenha a meritocracia na cultura da empresa

Uma cultura baseada em desempenho inspira e motiva os funcionários. É importante  definir metas atingíveis e ter uma definição de sucesso. Quando os funcionários sabem o que estão procurando, são capazes de alcançá-lo de uma maneira ideal.

6) Invista na satisfação dos funcionários

Um bom clima organizacional é essencial para um local de trabalho produtivo. Um time fica satisfeito quando recebe as habilidades e os conhecimentos de que precisa para desempenhar suas tarefas de maneira ideal.

Conclusão

Por tudo isso e ainda mais que o treinamento de equipe é um passo importante no fornecimento das habilidades que seus funcionários precisam para ter o melhor desempenho.

Claramente, produtividade é um objetivo crítico em muitas empresas. Ainda que existam muitos sistemas, processos e estratégias para motivar equipes e, assim, aumentar a produtividade, é importante lembrar do poder de um treinamento de equipe de qualidade para estabelecer uma base que suporte os mais altos níveis de produtividade diariamente.