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FEV 18

Storytelling e sua marca

By Marketing | 18 de fevereiro de 2014 | Apresentação

Você se lembra de quando era criança e lia histórias que tinham uma lição por trás? Ou até mesmo quando queremos ensinar algo a crianças, é muito mais fácil que ela compreenda alguns motivos para agir de determinada maneira quando narramos uma história, em vez de tentar ensinar através de longos discursos, não é mesmo?

A comunicação entre os adultos também usa este recurso, de uma maneira um pouco mais sofisticada, para continuar encantando e impressionando um determinado público. A estratégia funciona, basicamente, com os mesmos preceitos, usando histórias “para gente grande” para apresentar fatos. Ficou interessado no assunto? Confira o que é e como o Storytelling pode ajudar a divulgar a sua marca!

O que é Storytelling?

O storytelling é uma estratégia que usa histórias para vender ideias, serviços e compartilhar conhecimento, aproximando pessoas. Através de composições sobre a trajetória de atuação da sua empresa, são desenvolvidas narrativas para que as pessoas se identifiquem e se sintam motivadas de alguma forma. Os eventos são dispostos de maneira lógica para entreter e fazer com que o conhecimento se espalhe, impulsionando práticas e desenvolvendo expectativas.

Hoje, o Storytelling é uma estratégia bastante utilizada para otimizar treinamentos, para a criação de campanhas publicitárias, apresentações corporativas e experiências inspiradoras para o público. Através da inserção de fatos numa história, é possível fazer com que o entendimento de quem recebe a mensagem seja maior, pois são utilizados exemplos e imagens que impressionam mais do que somente uma lista de fatos. O aspecto lúdico de se contar uma história é baseado nas formas de comunicação humana que ocorrem desde que os homens descobriram a linguagem. E, hoje, elas têm o caráter de inspirar e levar cada vez mais conhecimento, de forma mais leve que a usual formalidade presente no meio corporativo.

Como o storytelling pode ser utilizado por sua marca

Para uma empresa que quer divulgar sua visão e seus objetivos, o storytelling é uma ferramenta importante e atual. A forma como é tratada a vivência da equipe, o que a marca já alcançou no mercado e o que ela deseja alcançar são as informações necessárias para compor narrativas que encantem seus funcionários e parceiros. Em vez de utilizar somente relatórios, uma experiência quase lúdica, que é traçar um modo diferente de apresentar um conto, faz com que a mensagem tenha muito mais força. Sua empresa pode utilizar estes recursos em treinamentos, apresentações e reuniões para mostrar resultados e estabelecer novas diretrizes.

Um design eficiente também faz parte do storytelling. A disposição de imagens, palavras-chave e textos do modo mais criativo e compreensível possível eleva o conhecimento a outro patamar: o de ser absorvido diferentemente de dados dispostos de maneira pouco prática. O resultado de um recurso como este para sua empresa é, principalmente, o de compartilhar o conteúdo através de uma experiência diferente, que apresenta visões distintas de um mesmo fato, já que ele faz parte de toda uma narrativa.

Com início, meio e fim, uma história é capaz de interligar eventos que fazem sentido para sua marca e ainda incentivar a geração de expectativas seu público, que serão construídas em parceria junto a ele. Dar importância ao papel de cada um para a consolidação desses desejos possibilita àqueles que têm contato com o que está sendo contado se sentirem participantes e ativos nos próximos capítulos.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a arte do storytelling? Identificou alguma de suas ações de comunicação ou discursos com essa estratégia? Comece a integrar este recurso em suas palestras, apresentações, discursos e veja a diferença no entendimento do seu público! Não sabe como começar? Deixe sua dúvida nos comentários! Podemos ajudá-lo!