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Comunicação estratégica e a sua importância em uma empresa

By Marketing | 17 de agosto de 2018 | Sem categoria

A comunicação estratégica é um fator essencial para qualquer empresa que pretende se manter impactante no mercado, encantar clientes e construir um bom relacionamento com eles.

A comunicação estratégica é crucial para compreender ações e auxiliar na tomada de decisões de uma empresa.
A comunicação estratégica é direcionada tanto para clientes internos quanto externos.

Entretanto, para que o desenvolvimento da companhia aconteça de maneira sustentável, existe a necessidade de constantemente analisar o modo como a sua cultura, produtos, serviços, colaboradores e parceiros se posicionam.

Sustentar um diálogo eficaz e duradouro com o público só é possível quando há uma transmissão de valores que permitam uma identificação e sintonia entre empresa e público e vice versa. Para isso, é necessário estar alinhado e consciente do que são e quais são seus objetivos e missões.

A comunicação estratégica é aplicada justamente para que essas questões sejam solucionadas.

O que é a comunicação estratégica nas empresas?

A comunicação estratégica pode ser definida como um conjunto de processos criados para tornar a comunicação empresarial mais eficiente em diferentes canais e para diferentes públicos, com suporte para o alcance dos seus objetivos globais.

Tomadas de decisões são baseadas nos dados obtidos diante de análises do comportamento de consumidores, ações de concorrentes e outros aspectos que demandam um diagnóstico mais cuidadoso e promovem eventuais mudanças de percurso para que os propósitos pré-estabelecidos sejam atingidos.

Portanto, um planejamento envolve a segmentação dos públicos de interesse — stakeholders —, a avaliação e pesquisa sistemática do mercado em que se encontra e a utilização de recursos financeiros, tecnológicos e humanos para o desenvolvimento da estratégia a ser executada.

A comunicação estratégica é uma prática focada na valorização e propagação da cultura empresarial e seus valores para os clientes internos e externos.

A importância da comunicação estratégica

Ela auxilia na construção de um fluxo de trabalho integrado, de modo que diferentes esforços e visões estejam coesos entre todos os envolvidos. É uma prática bastante eficaz para garantir que mensagens transmitidas sejam compreendidas por toda audiência, sem ruídos, com objetividade e transparência.

Planejamento estratégico

Uma dos grandes benefícios da comunicação estratégica é o incentivo ao pensamento e adoção de uma cultura de planejamento estratégico. Isso porque, antes de traçar um objetivo, uma linha de raciocínio e planos de ações devem ser estabelecidos para que as metas sejam alcançadas e que o caminho correto seja percorrido.

Tanto o planejamento quando a comunicação estratégica também são cruciais para explicar seu negócio de forma clara durante rotinas de prospecção, atração, retenção de clientes e outros objetivos comerciais.

Diálogo com stakeholders

Dialogar com o público de interesse não se limita apenas aos clientes externos. Clientes internos também são afetados por qualquer ação ou decisão tomada em uma empresa. Por isso, é fundamental deixá-los a par das estratégias de comunicação adotadas; interagir, trocar experiências e ter consciência do que desejam atingir quando estão envolvidos com o seu negócio.

Somente com o entendimento e noção dos problemas dos clientes internos é que uma empresa estará capacitada para oferecer soluções eficazes ao público e engajar todos na participação ativa de planos de ação para o crescimento do negócio.

Desenvolvimento de objetivos e metas

Uma compreensão das dores de clientes internos e externos auxilia negócios na definição de metas. Há uma necessidade em entender o que está acontecendo na empresa para que o plano direcionado aos consumidores seja desenvolvido de maneira sólida. Ao ter esses pontos esclarecidos, pode-se, então, partir para a criação de objetivos SMART — metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e sensíveis ao tempo.

Priorização de táticas e estratégias

Determinar os objetivos a serem alcançados, definir o tipo de mensagem a ser transmitida para o público, quais canais utilizar, estabelecer um orçamento para impulsionar campanhas e encontrar o período ideal para avaliar os resultados também estão no escopo de uma comunicação estratégica.

De todo modo, é importante que a escolha dos métodos usados para atingir as metas empresariais sejam feitas em conjunto e com o envolvimento de ponta a ponta dos indivíduos que fazem parte das tomadas de decisão da empresa.

Definição de métricas, prazos e responsabilidades

É crucial delegar responsabilidades e prazos para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente. É parte da comunicação estratégica — e função dos gestores — esclarecer quais são os planos de ação, como devem ser executados, como as métricas devem ser acompanhadas, como a apresentação de resultados será feita e porque tais ação podem gerar resultados.

Os pilares da comunicação estratégica nas empresas

A importância da comunicação estratégica em uma empresa é sustentada pelos seguintes pilares:

O que, como e quem

Cada um desses três pilares atua em um nível diferente da comunicação estratégica e são determinantes na hora de selecionar as ferramentas e abordagem corretas. “O que”, se trata da mensagem; é como se determina que tipo de informação será transmitida ao público.

Como”, esclarece qual o canal de comunicação será utilizado para isso, tendo como base o ambiente em que a audiência se encontra. E “quem”, determina a audiência; é aqui que os consumidores devem ser segmentados para, então, poder criar os planos e as metas.

Função tempo

O tempo é o maior aliado que qualquer ação estratégica. A razão disso é que, não importa qual seja o seu plano de negócios, todos eles levam tempo para serem desenvolvidos, aplicados e gerar resultados. Utilizar um calendário para elaborar um cronograma é indispensável. Com isso, será possível determinar um período para avaliar ganhos, comparar as reações e identificar o que funcionou o que não trouxe resultados e o que precisa ser melhorado.

Planejamento e processo

Uma etapa crucial na implementação da comunicação estratégica é o desenvolvimento de fluxos de informações por meio de canais eficientes. É por meio deles que a empresa interage com o público. Esse desenvolvimento precisa ser muito bem elaborado, a fim de monitorar e mensurar os resultados de maneira eficaz.

Pivôs e “embaixadores”

Esse pilar da comunicação estratégica exige que determinados pivôs sejam utilizados. Isso significa identificar perfis de liderança dentro e fora da empresa e usá-los como ferramentas nos planos de ação do negócio. Os profissionais mais qualificados serão capazes de levar o nome da companhia até a audiência e fidelizá-la.

Executar os planos de comunicação estratégica nas empresas é essencial para nutrir um bom relacionamento com o público e prosperar como negócio. É imprescindível que os papéis de cada profissional responsável pela aplicação da ação estejam bem definidos, como diretores, gerentes e coordenadores de comunicação.

Dessa maneira será possível garantir que o discurso transmitido teve um processo de apresentação eficaz, compreensível, transparente e legível para todos os clientes, colaboradores e parceiros, capaz de prender a atenção de todos.

Agora que você entendeu como a comunicação estratégica impacta em uma empresa, faça o download do nosso infográfico para se aprofundar e especializar mais sobre o assunto!