BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



JUL 18

Técnicas matadores para te ajudar a se destacar ao falar em público

By Marketing | 18 de julho de 2018 | Dica do especialista

falar em público

Falar em público é de longe uma tarefa fácil. Pra muita gente, é um verdadeiro terror. Mas calma! Existem técnicas que ajudam a passar por isso com mais facilidade. Hoje em dia, é extremamente importante saber se comunicar bem em qualquer ambiente profissional, seja em uma reunião ou em uma apresentação comercial.

Usando as palavras certas e uma boa postura, você passa uma imagem positiva e de credibilidade, fortalecendo ainda mais sua mensagem.

Por isso, temos algumas dicas que podem ajudar a fazer com que sua apresentação seja um sucesso. Fique atento!

Se preferir, leia abaixo todas as dicas:

1 – Treine em voz alta

Nada de ficar repassando a apresentação apenas em sua cabeça. Ler em voz alta ajuda a pronunciar da maneira correta as palavras e a conhecer melhor a sua voz e o seu ritmo. E se tiver ajuda, fica melhor ainda, por isso, apresente para seus amigos e familiares sempre que puder. E peça feedbacks sinceros.

2 – Conheça a sua plateia

Segunda dica: conheça sua plateia.Procure saber antes da sua apresentação qual é o público para qual você irá apresentar. Saber até que ponto essas pessoas entendem sobre o assunto, a faixa etária predominante e o nível intelectual. Isso é de extrema importância na hora de se conectar com eles.

3 – Olhe para a plateia

A comunicação visual é fundamental e deve atingir três objetivos:

  • observar a reação dos ouvintes
  • prestigiar a presença das pessoas
  • quebrar a rigidez postural

Reúna sua coragem para encarar o público de frente e tire qualquer um do devaneio com o poder do olhar direto. Isso faz com que você se torne mais persuasivo.

4 – Projete a voz

A entonação e o volume da voz são fatores essenciais para uma boa comunicação. Falar baixo e numa mesma entonação torna a apresentação monótona e desinteressante. Por isso, lembre-se sempre de projetar a voz e colocar emoção no seu discurso.

A respiração mais prolongada, soltando o ar lentamente, também ajuda. Se a pessoa fala com a respiração ofegante e muito curta, acaba demonstrando ansiedade e insegurança.

5 – Tenha postura

Preste atenção no seu corpo como um todo. Evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços nas costas ou cruzados em posição defensiva. Além disso, ficar apoiado de maneira desleixada sobre uma das pernas ou mantê-las muito abertas ou muito fechadas não é aconselhável.

Traga a plateia para junto de você e isso vai diminuir um pouco a pressão do momento. Dessa forma, seu discurso pode conquistar a participação do público. Sempre é bom falar sobre estatísticas, histórias engraçadas, exemplos reais ou metafóricos, uma lista de eventos e etc.

Com essas dicas, você está pronto para comunicar melhor.