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Como produzir conteúdo de qualidade para seu blog

By Marketing | 13 de novembro de 2015 | Sem categoria

Como produzir conteúdo de qualidade para seu blog

Alimentar blogs com conteúdos de qualidade e adequados para seu público-alvo não é tarefa fácil.

Por mais que as informações de um texto sejam precisas e bem pesquisadas, é necessário que elas tenham relevância para o leitor. Caso contrário, não há o porquê de ler seu blog.

Afinal, o que mais faz um blog bem-sucedido? Como produzir conteúdo de qualidade para o blog que você criou? Confira as respostas para essas e outras perguntas a seguir:

1.     Planeje suas postagens

Antes de mais nada, saiba quais serão as temáticas de suas postagens no futuro próximo.

Fazer um planejamento adequado de postagens significa que cada um de seus textos terá um propósito e fará parte de uma estratégia maior.

É como se você soubesse exatamente onde quer chegar com seu leitor, mas que tivesse que planejar cada passo dessa jornada, de antemão.

Como fazer isso?

Faça uma lista de títulos que tenham a ver com seu produto ou serviço, mas que de alguma forma também sejam relevantes para o leitor.

Por mais que esses títulos não abordem necessariamente aquilo que você quer vender, é importante escrever sobre um espectro amplo de temas, de forma a abranger vários leitores, com interesses diversos.

2.     Escreva sobre temas instigantes para o leitor

Por falar em leitores, você sabe qual é o perfil de seu público alvo?

Sabe o que ele gostaria de ler e de aprender? É importante criar sua persona e ter as respostas para essas perguntas na ponta da língua, já que essa é a melhor forma de criar textos instigantes e de relevância para seus leitores.

Em vez de pensar sobre o que você e sua empresa gostariam de falar, que tal tentar escrever sobre aquilo que seus clientes em potencial gostariam de ouvir?

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3. Escolha posts relevantes para sua estratégia de marketing

Em meio a esse exercício de brainstorming, várias ideias vão surgir.

Mas não é necessário que cada uma delas dê origem a um texto. Na verdade, é preciso filtrar exatamente aqueles textos, postagens e temas que têm mais relevância para sua estratégia final de marketing.

Por meio do blog, você pensa em educar seus clientes já existentes? Atrair novos consumidores? Criar uma cultura que envolva seu produto ou serviço? Escolha um conteúdo que se adeque a suas necessidades de marketing para que os esforços de redação no blog não sejam em vão.

4.     Faça pesquisas sobre cada tema

Antes de começar efetivamente a escrever, faça pesquisas preliminares sobre cada tema. Isso não significa que você já vai escolher exatamente as fontes de cada texto.

Na verdade, essa é apenas uma forma de verificar a relevância dos temas escolhidos, a existência de boas referências na internet e, por que não, testar a originalidade de seus textos.

Além disso, você terá a oportunidade de ajustar suas hipóteses e até mesmo adequar alguns de seus títulos, para melhor atrair o interesse dos leitores. Quanto mais único e original for seu texto, desde que relevante para o leitor, melhor será seu valor no mercado.

5. Enriqueça seu texto com informações relevantes

Bons textos trazem informações de relevância para seu leitor.

Por que ele deveria ler seu texto e não uma página na Wikipédia? Quais aspectos diferenciam seu texto dos blogs mantidos pela concorrência? Para tornar seu texto mais valioso, procure oferecer informações precisas e apuradas.

Enriqueça seu conteúdo por meio de links relevantes para o leitor. Ilustre seu texto com exemplos e situações concretas. Essas são formas de aproximar sua postagem das efetivas necessidades de seus leitores.

6. Escreva e reescreva seus textos, até atingir padrões de efetiva qualidade

Uma boa postagem nunca fica pronta sem revisão.

Seja por erros gramaticais e ortográficos, seja em razão da falta de fluidez de leitura no texto, é imprescindível voltar e reescrever passagens problemáticas.

Além disso, essa prática de reescrita evita erros bobos e facilmente evitáveis por meio de uma boa revisão final.

Lembre-se que textos de qualidade também dependem da forma (gramatical, ortográfica, tom da linguagem, etc.). Não adianta trazer informações relevantes ao leitor se você faz feio na hora de redigir e explicar seus argumentos.

7. Conte com a ajuda de alguém para revisar o que você escreveu

Você tem a possibilidade de contar com a ajuda de alguém para revisar o que foi escrito? Ter mais de uma pessoa trabalhando em um mesmo texto é uma ótima maneira de assegurar que aquela redação faz sentido e que nenhum erro passou despercebido.

Essa checagem dupla da qualidade de seu texto é essencial para a produção de textos finais de qualidade, que façam sentido para vários leitores, e não apenas para quem os escreveu.

8. Escreva um texto por vez

Esqueça o multi-tasking quando estiver escrevendo um texto para seu blog.

Começar, interromper e retomar vários textos ao mesmo tempo pode ser prejudicial à qualidade final dessas postagens. É preciso focar em um texto por vez. Dessa forma, você trabalha uma postagem do começo ao fim, com coerência e precisão. Evite também distrações quando estiver trabalhando com textos. Mentes distraídas cometem mais deslizes.

9. Escolha boas imagens para ilustrar seus textos

Um bom blog corporativo é aquele que sabe agregar imagens ao texto.

O leitor de textos online é bastante imagético e precisa apoiar seu interesse nesse tipo de recurso, já que há muitos estímulos, distrações e outras páginas chamando constantemente sua atenção. Quanto mais instigantes e adequadas para o conteúdo forem suas imagens, maior será o interesse do leitor em seu blog.

10. Saiba editar seu texto final

Não é porque você terminou de escrever e revisou seu texto que ele não merece uma edição final.

Muitas vezes postagens excessivamente longas, parágrafos extensos demais e informações desnecessárias podem prejudicar mais a qualidade do blog do que ajudar.

Assim é preciso ter aquele olhar crítico final para saber o que efetivamente deve ser publicado e o que merece ficar de fora.

Como você pôde perceber, escrever para um blog não é tarefa fácil.

A partir de nossas dicas sobre como produzir conteúdo de qualidade para seu blog, é possível otimizar o retorno de suas postagens, aumentar o tráfego em seu site e atingir os verdadeiros objetivos de seu marketing de conteúdo. Além disso, quer saber mais informações sobre como tornar seu blog memorável para os leitores? Veja essas dicas aqui.

 

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