Como fazer uma boa apresentação de produto
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Como fazer uma boa demonstração de produtos

By Marketing | 16 de outubro de 2015 | Apresentação

O mercado está cheio de opções para os mais diversos gostos, perfis de consumo e mercadorias. Com isso, o vendedor precisa lançar mão de técnicas bastante eficazes para converter uma simples pesquisa por um determinado serviço em uma feliz finalização de venda. Um trabalho importante neste processo é o de demonstração de produtos, que consiste em usar todo o conhecimento e, por que não, criatividade, para entregar ao cliente todos os benefícios do objeto do negócio.

Mas como fazer isso? Leia o nosso artigo e envolva o cliente ao ponto dele fechar a compra!

Acertando o alvo

Antes de fazer qualquer demonstração, é preciso conhecer bem o cliente. Para isso, as etapas anteriores do funil de vendas precisam ser bem executadas.

Com os dados dos interessados coletados, é hora de abordá-los. Como você já terá um conhecimento prévio das necessidades do seu cliente, será possível fazer uma apresentação planejada, focada para que a demonstração de produtos esteja de acordo com as expectativas do comprador.

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Focando no objetivo

Pela demonstração de produtos, o cliente terá contato com uma série de características e com uma série de benefícios acerca do que ele está procurando. Esta é uma etapa importantíssima e que merece atenção e cuidado!

Começar a demonstração de produtos com “esta mercadoria tem ótimas funcionalidades” deixará o cliente focado em conhecer quais são essas maravilhas. É uma frase simples, mas estabelece uma relação íntima à apresentação. Para que sua demonstração seja um sucesso e o objetivo final seja atingido, não se esqueça:

Entregue as características uma a uma

Não é necessário que você entregue ao cliente tudo o que você sabe sobre determinado produto. Pincele as características que são mais importantes dentro do perfil que você conhece dele, mesmo que estas não sejam as mais importantes.

As necessidades de cada cliente são individuais, por isso você pode apresentá-las aos poucos, sentindo a aceitabilidade do seu público. Guarde os pontos mais importantes para fortalecer o desejo do cliente ao final da sua apresentação.

Envolva o cliente e faça com que ele participe

Ao invés de elaborar uma apresentação unilateral, envolva os clientes durante a demonstração, fazendo com que eles tenham experiências e experimentações. Esta técnica irá envolvê-los, o que é um ponto que garante um maior estímulo e desejo para que a venda seja finalizada. Seduza o cliente e mais do que isso, faça com ele deseje ter o que está sendo oferecido.

Mostre valor ao que está sendo adquirido

Toda venda, no final das contas, é emocional. Por mais que o processo comece de forma racional, como por exemplo a necessidade de comprar um sabão em pó, a escolha da marca do produto tenderá para o campo das emoções.

O cliente lembrará das demonstrações e das suas experiências na hora de uma escolha final. Aqui, é importante que o vendedor não entregue ao cliente apenas os produtos mais caros, mas que agregue valor a tudo que está sendo apresentado.

Criando campanhas de demonstração de produtos

Uma ótima ferramenta para auxiliar na demonstração de produtos é a elaboração de vídeos. Principalmente quando tratamos de vendas online, em que a maior parte do processo é feito por conta própria, os vídeos demonstrativos garantem um aumento de até 30% na taxa de conversão.

No processo de venda física, além dos vídeos demonstrativos, os clientes têm a possibilidade de tocar na mercadoria ou ver pessoalmente a funcionalidade prometida. Vale a pena investir! Tenha em mente: no processo de venda, a parte de demonstração do produto é crucial, pois é aqui que é definido se avançará para o fechamento da venda ou não.

Dentro desta linha, quais as suas técnicas de demonstração de produto? Compartilhe nos comentários dicas que possam ajudar outras pessoas a se destacarem e a converterem mais clientes!

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