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Como criar uma apresentação com a cara da sua marca

By Marketing | 19 de novembro de 2014 | Dicas

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Causar uma boa primeira impressão garante bons negócios, por isso, a apresentação de uma empresa é fundamental na prospecção de novos clientes. Se bem organizada, você construirá uma imagem positiva da companhia. Logo, preparação e prática são fundamentais na hora de apresentar suas ideias.

Saiba que, ao desenvolver apresentações corporativas, deve-se ter a preocupação com a simplicidade, usando tópicos objetivos e estruturas coerentes e, ao mesmo tempo, causar impacto no público-alvo. Veja dicas de como colocar isso em prática.

Branding

A qualidade da sua apresentação é medida pela sua capacidade de envolver e levar o público a uma ação e o branding é uma ferramenta que lhe ajudará nesse resultado, pois definirá os diferenciais da sua empresa.

Branding é o conjunto de ações que constroem e administram as marcas, tanto de forma concreta como subjetiva. Um branding bem elaborado faz com que as pessoas associem positivamente um produto com uma marca.

Essa ação também passa pela apresentação da empresa, logo, ela precisa estar diretamente relacionada com o “DNA”, o foco, da companhia. Para isso, use os elementos visuais e cores da sua marca nos slides.

Para envolver ainda mais o espectador, escolha textos e imagens de acordo com o público-alvo e o propósito do negócio. Se eles forem mais informais, você pode adequar o conteúdo para ser mais descontraído, assim como o contrário.

Storytelling

Atualmente, as informações são cada vez mais abundantes e reter a atenção das pessoas é algo cada vez mais difícil, sendo assim, por meio da inserção de fatos em uma história, é possível prender a atenção do ouvinte e fazer com que o público entenda melhor a sua mensagem. Para isso, considere utilizar a técnica de storytelling.

A dica é: siga um cronograma na apresentação. Elabore uma história com começo, meio e fim. Pense que o roteiro deve estar centrado no benefício que você deseja trazer para o público que está lhe assistindo.

Além de alinhar estratégias, o storytelling é usado, também, para transformar dados, como gráficos e matrizes, em informações mais fáceis de serem compreendidas. Várias empresas já obtiveram sucesso ao aderirem ao recurso do storytelling e você pode se inspirar nelas para criar a sua.

Layout

É importante valorizar o design da sua apresentação, mas não abuse dos efeitos, imagens e animações. Lembre-se, você está representando uma marca e esse tipo de recurso não é muito profissional.

No layout, a disposição de imagens, palavras-chave e textos deve ser feita de forma simples e sem excessos, mas criativa e compreensível. O conteúdo a ser exposto deve estar em tópicos. A harmonia de cores, formas e frases curtas são responsáveis por deixar o seu conteúdo ainda mais impactante para quem está te assistindo.

Esta dica é importante: se você está representando uma empresa, é fundamental que a sua apresentação contenha o logotipo e elementos da identidade visual da companhia para criar essa relação da sua marca com o espectador.

Outro ponto é a atenção aos erros de ortografia. Ao finalizar a elaboração da apresentação, revise todo o material. Não checar a escrita das palavras demonstra desleixo e desatenção. Essa é a forma mais fácil de parecer amador e perder credibilidade.

A parte visual é relevante, mas há também um foco especial na pessoa que apresenta. Estude e se prepare para evitar ler tudo o que está nos slides, porque eles servem para guiar a apresentação e não para ser o foco dela.

Também organize e planeje o tempo. Nada pior do que você perceber que seu tempo está acabando e começar a falar mais rápido e “correr” com os slides.

Uma boa dica é criar a apresentação na internet. Dessa forma, sua empresa terá esse conteúdo disponível 24 horas. Aí, quando necessário, basta mandar um e-mail com o link para o cliente.

Lembre-se, o sucesso da sua apresentação está no cuidado em transmitir a informação de forma simples e objetiva. Gostou das dicas?

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