BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



NOV 16

Apresentação de dados: 5 dicas infalíveis

By Marketing | 16 de novembro de 2016 | Sem categoria

Qualquer apresentação precisa de alguns elementos para ser impactante: Lógica, informações coesas e consistentes e um design atraente e agradável são indispensáveis. Mas, na hora de construir uma apresentação de dados, é preciso ter alguns cuidados a mais.

No Opinion Box, nos realizamos pesquisas de mercado online para ajudar empresas e gestores a tomarem decisões com mais segurança e eficácia. Após a realização da pesquisa, é necessário analisar os resultados e, na maioria das vezes, preparar uma apresentação de dados, seja para a diretoria da empresa, para o seu cliente final ou para o seu time. No blog do Opinion Box, nós ensinamos como analisar os dados de uma pesquisa, e aqui eu quero dar algumas dicas para preparar uma apresentação de dados incrível.

1. Layout simples e atraente

Toda apresentação precisa ser bonita e contar com um layout que seja visualmente atraente. Mas, no caso de uma apresentação de dados, é importante ter em mente que cada slide costuma trazer muito conteúdo. Um único gráfico pode trazer diferentes informações e dados e é preciso manter o seu espectador concentrado, para que ele possa compreender o que está sendo apresentado.

Assim, o layout não pode nunca conflitar com os dados apresentados. Opte por apresentações com design mais simples.

2. Gráficos, infográficos e ícones

Layout simples não é sinônimo de feio. Você pode fazer uma apresentação incrível com gráficos, infográficos e ícones que, além de ajudar na compreensão do conteúdo, vão deixar sua apresentação linda.

Existem diferentes tipos de gráficos que você pode utilizar, como gráficos de pizza, de barras, colunas ou linhas. Tabelas, desenhos e imagens também podem complementar as informações e tornar a sua apresentação mais clara e objetiva.

3. Conte uma história

Assim como em qualquer apresentação, é necessário contar uma história para o seu espectador. Não se esqueça de contextualizar os dados em um cenário maior, explicar de onde as informações vieram e organizá-las de uma forma que facilite o entendimento dos dados que estão sendo apresentados.

design de dados

4. Informações demais atrapalham

Ao reunir os números para uma apresentação de dados, costumamos fazer um levantamento gigantesco de informações. No caso de uma pesquisa de mercado, por exemplo, podemos construir questionários com 30 ou 40 perguntas. Ao consultar uma ferramenta de dados, como o Google Analytics, por exemplo, contamos com uma infinidade de números a serem analisados.

Isso não quer dizer que todas essas informações precisam entrar na sua apresentação final. Selecione os dados que são mais importantes e relevantes para o seu público e tenha em mente que eles nunca vão conseguir absorver durante o tempo da apresentação tudo o que você passou horas, dias ou semanas compilando e analisando. Por isso, mantenha nos slides finais apenas aquilo que realmente for relevante.

5. Referências

Não se esqueça de citar todas as referências que você utilizou para construir a apresentação e analisar os dados. Caso haja materiais ou links onde o seu público pode consultar mais informações ou dados mais apresentados, disponibilize no fim da apresentação ou envie por email em seguida.

Ao seguir essas dicas, você irá construir uma apresentação de dados eficiente e impactante. Lembre-se sempre de contar sempre com a SMARTalk para construir apresentações que vão fazer diferença. E se quiser realizar uma pesquisa de mercado para ajudar a impulsionar os seus negócios, converse com os especialistas do Opinion Box.

Este post foi escrito por Daniela Schermann, líder de marketing do Opinion Box, empresa que oferece as soluções de pesquisa de mercado online mais inovadoras do país.