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ABR 16

7 coisas que Steve Jobs tem a ensinar sobre apresentações

By Marketing | 16 de abril de 2014 | Apresentação

Existem apresentações que nos deixam pasmos: como pode aquela pessoa falar tão bem? É o que acontece quando assistimos a alguma fala de Steve Jobs: mesmo que você não seja fã do produto que ele está apresentando, com certeza sairá convencido de que aquela é a melhor invenção do mundo!

Se você quer fazer apresentações incríveis como as de Steve Jobs, inspire-se nele! Veja algumas lições que você pode aprender com ele:

Planeje e treine o que será falado

Steve Jobs não era apenas um bom apresentador. Havia muito tempo de preparação antes do grande dia. Ele estava preparado até para o imprevisto. Portanto, domine o assunto (Jobs passava anos desenvolvendo um produto!), organize suas ideias, estabeleça uma estrutura, prepare a apresentação e ensaie muito. Assim você estará preparado até para improvisar!

Dê à plateia o que ela quer

No palco, estão Steve Jobs, o produto a ser apresentado e os slides. Mas o grande foco das apresentações não é nenhum deles – é a plateia. Steve Jobs sabe que está lá para mostrar ao público o que eles querem ver. Por isso, pergunte-se “no que a minha plateia está interessada?” e “como oferecer a eles uma boa experiência?”. Foque nisso e deixe de lado o que é desnecessário.

Saiba contar histórias

Cada apresentação de Steve Jobs conta a história de um produto através de uma narrativa, com sequência lógica, clímax, conflitos e até protagonistas (Apple) e antagonistas (Microsoft). No famoso discurso de formatura na Universidade de Stanford, ele contou a sua história pessoal, também seguindo uma narrativa. No marketing, chama-se isso de storytelling, um recurso para gerar empatia com o público e prender sua atenção.

Transmita paixão

Steve Jobs tinha certeza de que os seus produtos eram a solução para todos os problemas e sabia demonstrar isso. Como? Transmitindo paixão. Pense no que está motivando você a fazer uma apresentação – divulgar sua marca, vender um produto, conseguir um investidor –, acredite no que você irá falar e defenda suas ideias com unhas e dentes.

Anuncie sobre o que vai falar

No discurso de formatura, Steve Jobs anuncia: “irei contar a vocês três histórias”. No início de cada história, ele fala sobre o que ela vai tratar. Esse recurso situa o público durante a apresentação – ela terá início, meio e fim – e o mantém interessado.

Enfatize as ideias principais

Apresentações persuasivas abusam de recursos para enfatizar as ideias principais. Steve Jobs utiliza pausas na fala para chamar a atenção do público e repete frases de efeito para fixar uma ideia (“hoje a Apple está reinventando o telefone”). Efeitos visuais nos slides, especialmente quando harmonizados com a fala, também têm esse poder. Valorize o que merece destaque.

Crie suspense e curiosidade

Outra maneira de enfatizar uma ideia é criar um clima de suspense até que ela seja revelada. Steve Jobs tinha essa habilidade antes mesmo de fazer a apresentação dos seus produtos. No lançamento do iPod, ele falou todas as qualidades e vantagens do aparelho instigando a curiosidade. Alguma dúvida de que todos vibraram quando ele tirou o iPod do bolso para apresentá-lo ao mundo?

Não pense que fazer uma apresentação como as de Steve Jobs é algo inalcançável. Mas também não se pode dizer que é fácil – você precisa se dedicar, estudar, praticar, inclusive errar, para desenvolver seu poder de falar bem em público.

Algumas referências de bons oradores podem ajudar muito. Observe seus comportamentos diante de uma plateia e inspire-se para ser um grande apresentador!

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