Warning: Illegal string offset 'url' in /home/storage/6/23/38/smartalk/public_html/wp-content/themes/smartalk/header.php on line 54
BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



JUL 02

6 problemas que podem prejudicar sua apresentação

By Marketing | 2 de julho de 2015 | Apresentação

6 problemas que podem prejudicar sua apresentação

Uma apresentação profissional, seja em feiras, em eventos ou internamente na empresa, é muito importante. Mas nem todo mundo possui desenvoltura para falar em público.

Contudo, essa característica não precisa ser um problema. Afinal, algumas dicas podem ajudar muito caso você não tenha para onde fugir e seja obrigado a se apresentar para pessoas — no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro lugar.

Gostaria de ajuda para ser mais seguro quando for falar em público? Fique por dentro das nossas dicas!

Domine o conteúdo

Estar completamente por dentro daquilo que pretende falar é de suma importância para uma apresentação de qualidade! O ideal é estudar minuciosamente o conteúdo antes de apresentá-lo para alguém, uma vez que você não deseja passar pelo constrangimento de ser questionado em relação a determinado dado e não saber explicá-lo. Por isso, estude o conteúdo até que esteja seguro o suficiente para transmiti-lo.

Aceite opiniões e observações

Ao mesmo tempo em que é importante você saber sobre o que vai falar e estar completamente seguro, é essencial que você esteja aberto a opiniões e a observações. Por mais que você tenha estudado o conteúdo e esteja confiante, uma segunda visão pode ser positiva e algo pode ter passado despercebido por você.

É neste momento que é importante estar aberto e reconhecer que você nem sempre acerta. Afinal, ninguém sabe de tudo!

Identifique o seu público

Antes de preparar todo o material que irá apresentar, você deve estar atento em saber para quem você vai falar. Não adianta ter dados, números e infográficos se as pessoas que irão te ouvir e te ver não conhecem essa metodologia.

Por isso, tente identificar o seu público antes de preparar o seu conteúdo. Isso evitará que você perca o foco e tornará a sua apresentação mais agradável e mais proveitosa.

Saiba o que o seu público espera

Após identificar o seu público, é necessário que você estude a metodologia que utilizará para transmitir a sua mensagem. É preciso saber o que a sua plateia espera: números, dados, gráficos, textos ou imagens. A forma como isso será transmitido fará com que o auditório fique atento à sua fala e não se disperse no meio da sua apresentação.

Prepare o conteúdo com cuidado

A não ser que seja pego de surpresa, você terá um tempo para preparar a mensagem que pretende transmitir. Mas não caia na armadilha de acreditar que a apresentação está longe o suficiente para se preparar apenas com mais proximidade do evento.

O sucesso da sua apresentação depende de você estar bem preparado ou não! Portanto, quanto antes começar, melhor.

Seja você mesmo

Exemplos de pessoas que falam muito bem publicamente não faltam, mas não é por isso que você deve imitá-las. É importante assistir a apresentações e ver como esses palestrantes agem, mas não tente copiar a forma como eles se apresentam. Esteja seguro e seja você mesmo.

Prepare-se da melhor forma para que a sua apresentação seja um sucesso. Isso só depende de você!

Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Compartilhe suas ideias conosco e até a próxima!