BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



DEZ 08

5 erros que você não pode cometer em suas apresentações

By Marketing | 8 de dezembro de 2015 | Apresentação

erros que voce nao pode cometer em suas apresentações

Saber fazer boas apresentações é uma qualidade essencial para quem quer subir na carreira, apresentar uma ideia a investidores ou para apresentar o TCC no final do curso. Talvez por sua característica decisiva, muitas pessoas começam a suar frio só de pensar em ser o centro das atenções por alguns instantes.

Mas nem sempre o nervosismo é o único problema. Confira agora 5 erros que muitas pessoas cometem na hora da apresentação:

Não praticar suas apresentações antes

Ao treinar suas apresentações, seja filmando ou na frente de um espelho, você será capaz de identificar e corrigir alguns tiques como coçar a cabeça, repetir sempre um mesmo gesto ou dizer “ããã” entre um pensamento e outro. Também é eficaz para melhorar alguma parte da apresentação que pode ser abordada de uma maneira melhor. Quanto mais preparado e confiante você estiver, melhor será o resultado.

Ignorar os sinais do público

Um bom orador consegue perceber os sinais que seu público transmite e utilizar isso a seu favor. Estes comportamentos são fáceis de identificar. Sinais como checar os smartphones a todo o momento, pessoas abandonando a sala de apresentação ou demonstrando tédio, por exemplo, podem ser sinais de que sua apresentação perdeu o ritmo.

Dê ênfase a uma frase, mostre algo diferente ou utilize qualquer outro artifício para chamar novamente a atenção dos expectadores.

Não prender a atenção da plateia

Segundo o renomado biólogo molecular John Medina, as pessoas perdem a atenção de 10 em 10 minutos. Esses ciclos de distração exigem que o palestrante lance alguns “ativadores” para que as pessoas voltem a focar.

Nesses momentos é preciso buscar maneiras de interagir com seu público, como fazer uma votação ou lançar perguntas à plateia.

Não ter um início impactante

O começo de uma apresentação é um momento decisivo em que você tem a oportunidade de captar seu público para o resto da apresentação. Escolha uma frase de destaque ou questione algo que os faça querer saber a resposta. A maioria das pessoas ignoram o potencial de um início que aguce a curiosidade de seus ouvintes.

Criar um slide ruim

Os slides podem tanto fazer sua apresentação ganhar muita qualidade, como pode torná-la um fiasco. Quando for criar os seus, evite:

  • Muito texto: quando se coloca muito texto em um slide, a atenção da plateia fica dividida entre prestar atenção em suas palavras ou ler o que está escrito na tela. E na maioria das vezes escolhem a segunda opção;
  • Fonte muito pequena: não deixe seu público apertando os olhos para conseguir ler. Use tamanhos de fonte grandes para garantir que até mesmo quem sentou no fundo consiga ler com tranquilidade;
  • Imagens sem critério: utilize imagens que reforcem o que está sendo dito e garanta que elas tenham resolução e proporção adequadas.
  • Slides demais: evite espalhar conteúdo para dezenas de slides. Para uma apresentação de 30 minutos, 10 slides é o suficiente.

E você, já cometeu algum desses erros em alguma de suas apresentações? Deixe um comentário e compartilha sua experiência com a gente!