Warning: Illegal string offset 'url' in /home/storage/6/23/38/smartalk/public_html/wp-content/themes/smartalk/header.php on line 54
BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



FEV 19

4 passos para tornar sua fala mais convincente

By Marketing | 19 de fevereiro de 2015 | Retórica

Algumas pessoas nascem com uma espécie de dom que as fazem, praticamente, hipnotizar uma platéia inteira. Parece inexplicável, mas o fato é que, em geral, esses indivíduos têm atitudes muito similares entre eles e nós, meros mortais, podemos aprendê-las para fazer preleções realmente eficazes.

No entanto, com o intuito de melhorar, podemos fazer escolhas erradas e nos perder ainda mais quando quereremos falar bem. Mas acalme-se: separamos aqui algumas dicas fundamentais para ajudá-lo em seu discurso.

Quer descobrir como tornar a sua fala mais convincente? Leia o texto a seguir e veja os principais passos para isso!

Seja claro

Não importa qual o público que vai lhe ouvir, falar de forma clara e fácil de compreender faz toda a diferença na hora de ser mais convincente. Muitas vezes, queremos passar maior credibilidade e apelamos para um linguajar mais rebuscado, com palavras difíceis e conjugações verbais menos ortodoxas.

Isso só contribui para que nos tornemos menos atrativos e que sejamos alvo de chacotas. Se você quer ser ouvido, use uma linguagem simples que todos possam compreender.

Apenas atente-se para não cometer erros de português ou ser coloquial demais. Fora isso, menos é mais.

Estruture o seu discurso

Não tem coisa mais chata do que aquelas pessoas que começam a contar uma história, partem para outra sem terminar a primeira e, quando você se dá por conta, já estão em outro assunto sem nenhuma relação, mesmo sem finalizar os primeiros raciocínios. É inevitável que você perca o interesse no que ela está falando.

Para que isso não ocorra com você, estruture o seu discurso em uma sequência lógica: início, meio e fim. Isso fará com que a pessoa tenha facilidade e vontade de ouvi-lo.

Exemplifique

Uma forma de melhorar a empatia das pessoas com o que estamos querendo falar é a partir da exemplificação. Proferir números e dados indefinidamente é muito maçante e fará com que a atenção de quem o está ouvindo se dissipe.

Mas se você, ao contrário, fizer uso deste recurso, os ouvidos do seu público estarão muito mais atentos. Mostre situações que se apliquem com o que você está contando, preferencialmente que você já tenha passado ou tido amplo domínio do fato, para transmitir confiabilidade em sua fala. Todo mundo gosta de uma boa história: use isso a seu favor!

Escute a sua audiência

Muitas vezes, a sua audiência vai dizer exatamente o que você precisa saber para ser um bom orador. Veja como os indivíduos reagem a cada tópico: se eles perdem o interesse, reduza o tempo que vai gastar falando daquilo. Já se estão atentos e vigilantes, você descobriu algo que desperta a paixão deles e deve ampliar os momentos nesse tópico em questão.

Use essas informações para melhorar progressivamente o seu discurso e chegar a um nível muito melhor a partir da prática. São passos simples mas que, com força de vontade e inteligência, contribuirão bastante para que você passe mais credibilidade em sua fala.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe o seu comentário!

Comentários estão fechados.