BH + 55 31 2531.7774
BH + 55 31 2531.7774
SMARTalk



JUL 27

4 dicas para criar um bom roteiro de apresentação

By Marketing | 27 de julho de 2015 | Dicas

dicas-criar-roteiro-de-apresentações

Há vários caminhos para criar uma boa apresentação. Você pode investir em um design incrível, clean, conciso e atrativo, usar storytelling para construir a sua linha de raciocínio ou trabalhar a sua linguagem corporal e a sua retórica. Todos esses aspectos causarão um bom impacto, mas nenhum deles acontece sem o ponto principal: um bom roteiro de apresentação.

Como criar um bom roteiro de apresentação?

O roteiro é o fio condutor de todos os aspectos da sua apresentação, principalmente do conteúdo com a linha de raciocínio. Ele é o primeiro passo que você precisa dar e é o que vai garantir que você não fuja do foco na hora de criar os slides e se preparar.

Nós temos 4 dicas para ajudar você nessa tarefa!

1) Responda às 6 perguntas básicas

Antes de abrir os slides e começar, responda em uma página em branco às seguintes perguntas:

  • O que você vai apresentar?
  • Qual é o local da apresentação?
  • Qual é a data da apresentação e o seu tempo de duração?
  • Para quem a sua apresentação será direcionada?
  • Qual é o seu objetivo com a apresentação?
  • Qual é o melhor formato? PPT? Vídeo?

Depois de responder a essas perguntas, ficará mais fácil tomar algumas decisões sobre conteúdo e formato. Por exemplo, se a palestra for direcionada para um cliente corporativo novo, você deverá acrescentar uma apresentação prévia (e concisa) sobre você e a sua empresa. Outro exemplo: ter um tempo determinado para apresentar resultados internos também vai definir o formato que você vai expor esses dados.

2) Faça um índice

Se você já leu qualquer artigo acadêmico ou qualquer livro com índice, então esta parte vai ser fácil. Tudo que você precisa fazer é criar tópicos e subtópicos que precisam ser abordados em sua apresentação, os famosos bulletpoints.

Coloque cada conteúdo em sua ordem de apresentação, em uma página em branco. Este é o esboço do seu roteiro de apresentação. Lembre-se que tudo que você escrever aqui precisa estar de acordo com as seis perguntas que você respondeu anteriormente.

universidade-smartalk

3) Pontue o conteúdo de cada slide

Com os bulletpoints do seu roteiro de apresentação definidos, é hora de montá-la. Se você optar por slides, coloque uma frase em cada um para definir o seu conteúdo.

Aqui, você precisa desenvolver mais do que o bulletpoint. É necessário apontar qual é o tema daquele slide e discorrer profundamente sobre o conteúdo. Não se preocupe com a quantidade de palavras ou de informações, pois cuidar dos excessos será o nosso próximo passo.

4) Revise seu conteúdo

Agora você já sabe exatamente o que dizer e quando dizer, pois tem tudo escrito em cada slide. Portanto, restou avaliar a melhor forma de apresentar cada conteúdo. Por exemplo, uma frase pode ser resumida com uma imagem ou dois slides representados por um breve vídeo. Se necessário, conteúdos também podem ser descartados para deixar a sua apresentação mais concisa.

Viu como um roteiro nos guia para uma apresentação completa, concisa e certeira? Experimente usar as essas técnicas em sua próxima apresentação e depois volte aqui para contar como foi!

Quer mais dicas para tornar sua apresentação memorável? Vá até a nossa seção de downloads e baixe nossos e-books gratuitos!

templates-ebooks-gratuitos-apresentações